sexta-feira, 15 de junho de 2012

O TITANIC BRASILEIRO-Príncipe de astúrias

O TITANIC BRASILEIRO



PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS 

O maior e o mais importante naufrágio na costa brasileira, levou consigo 477 mortos. Alguns dizem que na realidade foram mais de 1.000 mortos por existirem refugiados alemães nos porões.O navio era um dos orgulhos da marinha mercante espanhola, possuía 150 metros de comprimento e deslocava até 17.000 toneladas de carga.
O Transatlântico fazia a rota Espanha-Argentina, com escalas no Brasil e Uruguai. Saiu de Barcelona em 17 de fevereiro, iniciando sua viagem de número 6 para a América Latina. Escalou em Cadiz, Las. Após sair das Canárias, o navio atravessou o Atlântico com destino a Santos.
Na manhã do domingo de Carnaval (06.03), chovia forte e a cerração tornava a visibilidade quase zero. Soprava um forte vento leste e o mar estava muito agitado.
Ao se aproximar da Ilhabela o capitão ordenou diminuição da marcha e mudança do curso em direção ao alto-mar, porém não houve tempo, um relâmpago revelou os rochedos da Ponta da Pirabura, onde o navio ia descansar para sempre.
As 4 horas e 20 minutos da madrugada, um estrondo sacudiu o sono das centenas de passageiros. O navio bateu violentamente na lage submersa da ponta da Pirabura, abrindo uma enorme fenda no casco. Com a entrada de água na sala de máquinas, duas das caldeiras explodiram, causando o afundamento do navio em 5 minutos.o naufragio foi logo relacionado ao Titanic,afundado 4 anos antes....
comandante, Capitão José Lotina imediato Antônio Salazar Llinas".


Fatos obscuros - A rapidez do acontecimento, a hora tardia em que acontecera (cerca de 4h20), a falta de organização para uma evacuação de emergência, o conseqüente pânico generalizado, a explosão das caldeiras e o desaparecimento dos oficiais e dos livros de bordo impediram uma reconstituição analítica e racional das últimas horas do navio.
Nem o inquérito aberto pelas autoridades brasileiras, nem a investigação conduzida pela companhia de seguros Lloyd's de Londres, puderam estabelecer com precisão o desenrolar-se da tragédia e os seus antecedentes.
Subsistem até hoje inúmeras perguntas - que provavelmente ficarão para sempre sem resposta. Exemplos:
Qual a verdadeira situação meteorológica prevalecente na área do mar antes do choque? Cerração? Neblina? Vento? Chuva intermitente? Chuva contínua? Forte correnteza do mar?
Qual o número exato de passageiros e tripulantes a bordo? Havia clandestinos? Se sim, quantos eram? Para onde iam?
Qual a rota de aproximação ao porto de Santos? Preconizada? Improvisada?
Por que uma rota quase perpendicular à costa momentos antes do acidente?
Qual a velocidade do navio no momento do impacto?
Qual o número exato de vítimas? Ou de sobreviventes?
Qual a carga exata a bordo? A do manifesto? Outras cargas não declaradas?
A rota do navio havia sido modificada em algum momento, considerando-se a presença nos mares de cruzadores-auxiliares de ambas as facções perlustrando o Atlântico Sul?
Qual a rota utilizada pelo navio a partir de sua entrada no Oceano Meridional? A tradicional? Ou a do Almirantado? Costeando o litoral brasileiro ou cruzando bem ao largo com derrota inicial do Norte e em seguida para Oeste?
O depoimento da principal testemunha, o 2º piloto Rufino y Urtiaga, deixou no ar mais perguntas e interrogações, do que respostas.



DADOS BÁSICOS

Nome do navio:Príncipe de Astúrias

Data do naufrágio: 06 /03/1916

LOCALIZAÇÃO

Local:Ilha Bela

UF:SP.

País:Brasil

Posição:Ponta da Pirabura, ao lado da lage da Pirabura.

Latitude:23° 56 475 S

Longitude: 045° 13 496 W

Profund.mín.:20m

Profund. máx.:50m

MOTIVO DO AFUNDAMENTO:choque

CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado

DADOS TÉCNICOS

Nacionalidade:Espanhola

Ano de Fabricação: 1914

Armador:Pinillos, Isquerdo & Co.

Estaleiro: Russel & Co., (Glasgow - Inglaterra).

Comp.:150m

boca: 19m

calado: 9,6m

Tipo de embarcação: tranatlântico

Material do casco: aço

Propulsão:hélice

Carga:12 estátuas de bronze, componentes do Monumento dos Espanhóis do Parque Palermo, em Buenos Aires, e um valor de 40.000 libras-ouro; 1300 passageiros

Créditos: Arte/AT


Uma das pás da hélice,retirada durante os trabalhos de resgate

O rochedo da Ponta da Pirabura, local da tragédia

  

Jornal de algum lugar da baixada santista,nao consigo identificar de que cidade é

O Jornal "A tribuna",da cidade de Santos, noticiando a tragédia


Capitão do navio,dizem que se suicidou com um tiro na cabeça,seu corpo nunca foi achado
assim como o capitão smith do Titanic "original"...ninguém sabe seu destino final


Mapa do naufragio.

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