terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A chegada ea partida de Southampton

A PARTIDA DE BELFAST 
as 20 h do dia 2 de abril de 1912,o titanic partiu rumo a southampton,numa viagem de 917 km sob o comando dosuperintendente  da white star lines,Charless barlett,a bordo,112 tripulantes,entre eles,oito oficiais.Na manhã seguinte,o titanic enfrentou uma densa neblina ao atravessar o canal de são jorge.mar calmo e tempo frio,fez com que os oficiais se retiraram para um agradavel desjejum.Na carvoeira de numero 6,uma fagulha deu inicio ao um incendio,mobilizando carvoeiros e fornalheiros para conte-lo,retirando e molhando o carvão.apesar disso,a velocidade do titanic era de 23 nós,a mais alta que ele alcançou.Logo Após anoitecer, próximo a ilha de Wright ao largo de
Southampton, o prático George Boyer embarcou para conduzir o navio ao porto. O
Titanic chegou ao cais 44 da White Star Line pouco antes da meia Noite,
rebocado pela popa por cinco rebocadores: Hector,Ajax,Hercules,Netuno e Vulcan, ambos da Red Funnel line.
O
Titanic se aproximou do porto atraindo poucos expectadores, com toda sua
grandiosidade e seus conveses iluminados. Sem sombra de dúvida, deveria ter
sido uma visão fantástica,muito além do imaginável. O Titanic atracou próximo das
1h15min de 4 de abril. Os trabalhadores do cais tiveram alguns problemas para
conseguir espaço suficiente para o enorme navio.

No dia 4 de abril, Quinta Feira, pela manhã, centenas de pessoas se aproximaram
do cais para apreciar a obra prima da White Star Line. Os oficiais tiraram o
dia para se familiarizar com o navio. O Oficial Murdoch, ao inspecionar os
botes salva vidas, apesar de saber que eles não abrigariam nem metade da
capacidade do navio, se impressionou com os turcos rotativos. O Titanic era
maravilhoso, porém não era essa a opinião de todos, como a do Oficial Lowe, que
o julgava grande demais.
Nesse dia também se iniciou o recolhimento da carga, cuja segunda via do
manifesto seguia para Nova York abordo do Mauretânia. Parte da tripulação
embarcou. Durante Todo o Dia, Thomas Andrews inspecionou o navio de popa
a proa, apontou críticas e fez diversas anotações em sua cabine, A 36. Andrews
preferiu não passar a noite no navio, mas sim no Hotel South Western, vizinho
ao porto.
No Dia Seguinte, Sexta Feira Santa, os trabalhadores do
porto de Southampton ornamentam o Navio com bandeirolas para homenagear a
semana santa e a população local. O cais, em boa parte, estava deserto por
causa do feriado. Nesse dia se prosseguiu o recolhimento de carga e parte da
tripulação de menor hierarquia foi contratada.  Ao anoitecer, os
ornamentos foram retirados do navio.

No Sábado, 6 de abril, a maior parte da carga foi
recolhida. Enquanto o recolhimento se seguia, vários trabalhadores de
Southampton se encarregavam de abastecer o navio com mais carvão. O Processo
tomou 24hrs do dia e ao ser finalizado deixou uma fina camada de fuligem nas
áreas externas do navio, as quais foram limpas logo em seguida. Nesse dia,
o Escritório da White Star Line estava abarrotado, a maior parte da tripulação
estava sendo contratada. 228 homens vieram daBritish Seafarer’s Union, cerca de
100 da National Sailor’s Union e da Firemen’s Union. Todos esses homens estavam
ansiosos por trabalho, visto que a greve nacional dos carvoeiros havia
terminado.
A maioria dos Tripulantes era de Southampton, mas também
havia homens de Liverpool, Londres, Yarmouth, Belfast e Queenstown. Algumas
adições de pessoal foram feitas no alto escalão da tripulação: Dr. Edward
J. Simpson seria o Cirurgião Assistente a bordo sob o olhar do cirurgião
chefe William Francis Norman O'Loughlin. A pedido do capitão Smith, o
comissário de bordo Reginald Baker (40) e o chefe dos camareiros, Andrews
Latiner (55) vêm do Olympic.
No Dia 7 de Abril, Domingo de Páscoa, o cais estava
praticamente deserto. Desde cedo Andrews inspecionou o navio e logo depois se
retirou para o escritório da Harland & Wolf em Southampton. Somente
quem tentava debelar o fogo na carvoeira trabalhava no navio. Nenhuma fumaça
foi expelida pela Chaminé. Ouviu-se apenas o sino do navio marcando as horas.
Desde que chegou em Southampton, o Titanic gastou 415 t de carvão (principalmente
para aquecer o navio e operar os guinchos de carga).Oito de abril, Segunda: a carga foi completada e se inicia o carregamento de provisões. Os alimentos frescos eram armazenados nos enormes
refrigeradores do bailéu. Andrews inspecionou o navio novamente, fiscalizando
reparos, procedimentos e resolvendo pequenos problemas de ultima hora.  Um
grupo de Europeus do Restaurante de Signori Gaspare Luigi Gatti’s embarca para
por em funcionamento o Restaurante À La carte abordo do Titanic. Nesse dia,
William Murdoch escreveu uma carta a Sua irmã Margaret exaltando seu posto de chefe dos oficiais
Na terça, 9 de abril continuou o recolhimento de provisões.
Para a infelicidade de Murdoch, Smith trás do Olympic o chefe dos Oficias Henry
Wilde, rebaixando Murdoch a primeiro oficial e Lightoller a Segundo. O Segundo
anteriormente nomeado, David Blair (responsável pelo binóculo dos vigias), foi descartado.
O Titanic também recebe a visita do supervisor local do
Board of Trade, Capitão Maurice Clarke, que inspeciona o navio acompanhado por
Andrews, Lowe e Moody. Foi testada a lâmpada Morse e foi disparado um foguete
de sinalização, ambos aprovados. Próximo do Fim da inspeção, o Capitão Clarke
embarca num bote salva vidas, o Standart 11, e ordena que os oficiais o lancem.
Após passar alguns minutos no bote, testando sua capacidade, o aprova.
Logo depois, o próprio capitão Smith inspeciona o navio, acompanhado por Wilde
e Murdoch. Na ponte, Smith é fotografado por um jornalista londrino. Foi a sua única foto na Ponte do Titanic.
Nesse dia também se encerrou a contratação da tripulação.
Uma nova imposição de Smith rebaixou o comissário Barker a assistente e no
lugar dele foi contratado Hugh McElroy, 37, que também vem do Olympic, com um salário 25% maior.
Todos os Oficiais, com a Exceção do capitão Smith, passaram
a noite no navio cumprindo seus quartos regulares e supervisionando os
preparativos para o recebimento de passageiros. Nessa mesma noite, Andrews
escreveu uma carta a sua esposa Helen, comentando que o Titanic estava pronto e
ao zarpar no dia seguinte, contribuiria para dar mais prestigio à Harland &Wolf.

Dia 10 de Abril, o dia em que o Titanic deixaria o cais 44 da White Star Line para nunca mais voltar.

As 6h embarcou Thomas Andrews, ocupando Sua Cabine, A 36. Logo depois, Edward
Smith embarcou para sua ultima viagem antes da aposentadoria, usando um chapéu
coco preto, um sobretudo e acompanhado por sua Esposa Eleanor e sua filha
Helen. O Dia estava esplêndido, perfeito para a viagem inaugural.
Às 7h30min partiu da Estação Waterloo em Londres o Trem da
London & South Western Railway, trazendo consigo passageiros da terceira
classe e da segunda. Entre os da segunda, os Oito Músicos que compunham a
famosa banda do Titanic, Liderada por Wallace Hartley,33.
Às 8h a tripulação foi passada em revista pelo capitão e
autoridades do comércio marítimo. Também foi feita uma simulação de emergência
para se realizar um exercício de arriamento de botes. O Prático George Bowyer já se encontrava a bordo.
próximo das 9h,partiu de waterloo em londres o trem com os passageiros da primeira e segunda classes
as 9:30,chega ao porto,o diretos de operações da White star line,J.Bruce ismay
acompanhado pelo mordomo John Fry e seu secretário William
Harrison. Ismay ocupou as cabines mais caras do navio (B52-54-56) sem a presença de sua família.
Nessa mesma hora, chegou o trem da segunda e terceira classes. Os de terceira classe, na maioria, são emigrantes de 33 nacionalidades (inclusive um português com destino ao Brasil)
diferentes que demandam aos Estados Unidos, entre eles 120 irlandeses, 63
finlandeses, 26 suecos e 23 belgas. Passageiros da Terceira classe foram embarcados somente após a inspeção sanitária.
Ás 11h chegou o trem com passageiros da Primeira e Segunda classe. Logo em seguida, cerca de 50 pessoas cancelam suas reservas pouco antes
do embarque. Uma delas é J. Pieport Morgan, titular da IMM. 
  A PARTIDA DE SOUTHAMPTON



Ao meio dia, os vigias perguntam a Lightoller pelo binóculo utilizado na travessia entre Belfast e Southampton. Lightoller disse que não
havia nenhum disponível no momento. O Titanic vai partir com 992 passageiros.
Na proa, Wilde e Lightoller, na popa Murdoch. No mastro foi hasteada uma
bandeira vermelha e branca, sinal de que o prático orienta o leme. O Capitão
Edward Smith ordenou a partida e 12h15min o Titanic levantou ancora, apitou três
vezes e se afastou do cais puxado por 6 rebocadores.
Eram eles
vulcan,neptune,hector,Albert Edward,Hercules e ajax
O destino é Nova York, com escala em Cheerbourg na França e Queenstown na república da Irlanda. Próximo ao rio Test, a sucção do poderoso deslocamento do navio, o chamado “efeito canal”, fez balançar o SS New York
que estava atracado no cais 39 (juntamente com o Oceanic), que arrebentou seis
cabos de amarração de 15 cm
de diâmetro e se movimentou com a popa em direção do Titanic. O Grande navio
reverteu seus motores, a colisão era eminente, mas no ultimo instante foi
evitada pelo rebocador Vulcan (ou o neptune,isso nao se sabe), que encontrou um cabo da embarcação a deriva e asustenta. O New York Deixa de abalroar o casco do Titanic por apenas 1,20m.
Passado o susto, um menino de 11 anos, filho do Milionário William Carter,
ouviu um homem dizer: “Não é um bom começo para uma viagem inaugural”.

Apesar de estar abordo, o prático era apenas um auxiliar. O
acidente com o rebocador somado com seu histórico de acidentes sugere a
inaptidão do capitão Smith para comandar navios de grande porte.
O incêndio na carvoeira prosseguia enquanto isso, e por negligencia
do Capitão Smith, o incidente nem foi anotado no diário de bordo.
Após deixar o prático num barco, próximo ao farol de Nab, o
Titanic rumou para a França a uma velocidade de 19 nós e atrasado em uma hora
por conta do problema com o New York.
esse vídeo acima é som de um apito original do titanic,não é o som
que ele tocou na vida real,mas,de qualquer forma,é um apito original do titanic.

Um comentário:

  1. Filhos da Puta! Plagiadores! Exijo q retirem imediatamente as materias copiadas do meu blog! Lazarentos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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