quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O que de fato aconteceu na madrugada do dia 15 de abril

era a 5º noite da viagem inaugural do palácio flutuante,a obra prima,a prova da supremacia britânica nos mares,o navio dos sonhos,ou simplesmente,Titanic.
o Atlântico parecia vidro polido. Houve quem dissesse que nunca o vira mais liso.uma noite fria, mas clara, o Titanic atraíra para aquela viagem a nata da sociedade rica e elegante. As 190 famílias que viajavam na primeira classe abrangiam gente espetacularmente eminente como os Astors, os Guggenheims, os Widerners, os Strauss.



Naquela noite de 14 de abril de 1912, entretanto, Frederick Fleet não estava pensando nos passageiros. Quando entrara de quarto às 10 horas da noite, fora lhe recomendado prestar atenção especialmente aos icebergs. O seu quarto de vigia estava quase terminado e ainda nada de anormal se verificara – só à noite, o frio cortante, o vendo assobiando entre o cordame enquanto o Titanic singrava a uma velocidade de 22 nós e meio ( 41 Km/h )


Eis que pelas 11H 40 min Fleet divisa subitamente alguma coisa à frente.

Era pequena (o tamanho lhe pareceu de aproximadamente duas mesas juntas ) mas de instante em instante ficava maior e mais próxima. Tocou prontamente o sino de alarme, tirou o fone do gancho e ligou para a ponte.




_ O que foi que você viu?_ Perguntou uma voz calma do outro lado do fio.


_ Um iceberg bem à proa_ respondeu Fleet.


_ Obrigado _ murmurou cortesmente a voz.

Nada mais foi dito. Durante os 37 segundos seguintes Fleet viu o iceberg se aproximar. Estavam quase em cima dele e o navio ainda não havia mudado de rumo. O iceberg, de uns 30 metros de altura, erguia-se úmido do castelo de proa. Fleet segurou-se ante a eminência de uma colisão. Mas, milagrosamente, a proa começou a guinar para bombordo.

No último segundo, o navio aproou para o espaço livre e o iceberg deslizou por estibordo. Fleet teve a impressão de que haviam escapado por pouco.


Lá embaixo, no salão de jantar da primeira classe, quatro taifeiros conversavam em torno de uma mesa. De repente, tiveram a impressão de um leve ruído rascante vindo de algum ponto bem no fundo do navio.


O taifeiro James Johnson julgou saber do que se tratava. Reconheceu o estremecimento que sacode um navio quando se perde uma pá da hélice e sabia que isso representaria uma viagem de volta aos estaleiros em Belfast, com bastante tempo de folga no porto. Alguém concordou e exclamou alegremente:


_Outra viagem a Belfast!


Nos seus camarotes, os passageiros também sentiram o barulho. O Major Arthur Godfrey Peuchen, que começava a trocar de roupa para dormir, pensou que uma onda enorme tivesse atingido o navio. Lady Cosmo Duff Gordon teve a impressão de que alguém “correra um dedo gigantesco pelo costado do navio”. A Srª John Jacob Astor julgou que tivesse havido algum acidente na cozinha.


Joseph Bruce Ismay, diretor administrativo da White Star Line, o proprietário do Titanic.


O ruído pareceu coisa mais grave a John Bruce Ismay, presidente e diretor da White Star Line, que estava participando da viagem inaugural do Titanic. Acordando num sobressalto, Ismay teve certeza de que o navio batera em alguma coisa, não sabia em quê.


Alguns passageiros já sabiam o que acontecera. George Harder e senhora, um jovem casal em lua de mel, ouviram “uma espécie de barulho ribombante e rascante” no costado do navio. Harder pulou da cama e correu para a vigia a tempo de ver uma parede de gelo que passava.


O que aconteceu a James McGough foi ainda mais perturbador. A vigia estava aberta e quando o navio se chocou com o iceberg, caiu gelo dentro de seu camarote.


No salão de fumar da primeira classe no convés A, jogava-se bridge. Quando ouviram o barulho vários jogadores saíram para o convés para ver o que acontecera. Hugh Woolner, filho do escultor inglês de mesmo nome, ouviu alguém gritar:

_ batemos num iceberg... Lá está ele!


Woolner apurou a vista dentro da noite. A menos de 150 metros à ré, avistou uma montanha de gelo escura que desapareceu na escuridão.


A agitação também dentro em pouco se extinguiu. O Titanic parecia firme como sempre e fazia muito frio para que se ficasse do lado de fora. O grupo voltou lentamente para o salão e o jogo de bridge recomeçou. O último que entrou teve a impressão, quando bateu a porta que dava para o convés, que as máquinas estavam parando. E estavam.

William Murdoch, Primeiro Oficial


No alto da ponte de comando, o Primeiro Oficial William Murdoch havia levado a manivela da casa de máquinas para a posição “Pare”.

Murdoch estava no comando da ponte e competia-lhe tomar providência, dado que Fleet dera o aviso por telefone. Agira com rapidez, mas era muito tarde.


Quando o barulho da colisão se extinguiu, o Capitão Edward Smith, comandante do navio, correu de seu camarote para a ponte.


_ Que foi isso, Sr. Murdoch?


_ Um iceberg, comandante. Virei para bombordo, inverti a marcha das máquinas, mas estava muito perto. Não pude fazer mais.

_ Feche as portas de emergência.


_ Já estão fechadas comandante.


Estavam realmente fechadas. Em baixo, na casa das caldeiras Nº 6, o foguista Fred Barret falava com o segundo maquinista-assistente quando se acendeu a luz vermelha de emergência.

De repente, houve um barulho ensurdecedor e todo o estibordo do navio pareceu despedaçar-se. Enquanto o mar entrava em catadupas, cachoando em torno dos canos e das válvulas, os dois homens pularam para a saída e a porta de emergência desceu atrás deles como um machado.


Nas casas das caldeiras mais à proa, os homens abalados pelo choque, gritavam uns para os outros querendo saber o que havia acontecido. Espalhou-se a notícia de que o Titanic havia encalhado nos Bancos da Terra Nova. Muitos ainda pensavam assim, mesmo depois que um encarregado da carga apareceu descendo as escadas gritando:


_ Epa! Batemos num iceberg!
Fonte do texto acima:http://titanicemfoco.blogspot.com.br/

15 de Abril de 1912 - O Adeus de um Gigante

Segunda-feira, 15 de Abril de 1912





00:00AM

O Capitão chega a ponte onde recebe o relatório do acontecido.

É ordenada parada total dos motores

A sala dos correios, 24 pés acima da quilha esta sendo alagada.

As caldeiras são fechadas e o excesso de vapor escapa por válvulas de segurança no topo dos chaminés.



00:05

O Capitão chama T. Andrews e ambos descem as conveses inferiores para verificar os danos. Não demora para Andrews perceber que a grande extensão dos danos condenou seu navio à morte e que logo este estaria sob as águas.Quando a água chega a casa das caldeiras,as chaminés do titanic param de soltar fumaça e começam a soltar um apito estridente,por causa do vapor.
Andrews calcula que restam apenas uma a uma hora e meia antes do fim. Este cálculo se baseia no fato de que com 5 compartimentos alagados, logo a água começará a transbordar por cima das anteparas alagando os compartimentos seguintes.



É ordenado à engenharia "devagar à ré" com os motores.

A quadra de squash, 9,7 metros acima da quilha começa a alagar.

O capitão ordena ao oficial chefe Wilde que os botes-salvavidas sejam descobertos e preparados.


00:15


O Capitão Smith ordena a Phillips que inicie o envio de pedidos de socorro. Este o faz inicialmente com o sinal padrão de socorro da época, CQD, seguido pelo código do Titanic, MGY, e pela localização estimada do navio, 41o46'N e 50o14'W.Na sala do telégrafo,o operador mandava incessantes pedidos de ajuda,mas mal conseguia ouvir a resposta,por causa do barulho das chaminés.


Os botes salva-vidas começam a ser preparados, e os passageiros são ordenados a irem para os conveses externos com coletes salva-vidas.

A banda começa a tocar musicas alegres de ragtime na sala de estar da primeira classe do convés A, se dirigindo posteriormente ao convés de barcos, próximo à entrada de bombordo da grande escadaria.

Wallace Um dos musicos do navio.



00:18

O vapor alemão Frankfort é o primeiro navio a responder aos pedidos de socorro, seguido pelo canadense Mt Temple, pelo Virginian e pelo russo Burma.

00:20

São dadas ordens para os passageiros começarem à entrar nos botes salva-vidas.

O Titanic começa a apresentar uma inclinação e sua proa inicia seu mergulho na água gelada.

00:25

O S.S. Carpathia, que se dirigia de Nova Iorque a Liverpool, é é finalmente contactado a 94 km de distância. Arthur H. Rostron capitão do Carpathia, imediatamente altera seu curso e ruma a máxima velocidade para o Titanic.chega até a cortar a água gelada para os passageiros,para poder usar todo vapor possível,Sua velocidade máxima de 17,5 nós permite que ele chegue ao local apenas 4 horas após receber o pedido de socorro.



Os botes salva-vidas começam a ser baixados sob grande desorganização devido ao alto ruído do vapor das caldeiras sendo liberado. Lightoller, segue fielmente as ordens de embarcar apenas mulheres e crianças, enquanto que Murdoch permite que, após todas a mulheres e crianças sozinhas terem embarcado, casais embarquem seguidos por homens solteiros.

00:34

O Frankfort avisa que está a 241 km de distância. O Olympic, irmão gêmeo do Titanic é contactado a 805 km de distância.
RMS OLYMPIC


00:45

Bride sugera a Phillips que este mude para o novo sinal de socorro, S.O.S sendo esta a segunda vez que este sinal foi utilizado.

Na ponte, a visão de luzes de outro navio no horizonte faz com que o quarto oficial Joseph G. Boxhall, inicie o lançamento de foguetes de sinalização na esperança que algum o navio próximo os veja. Os foguetes continuam a ser lançados até 1:45 num total de oito. A luz de sinalização do Titanic também é acionada.
suspeita-se que seja um navio-pesqueiro chamado Samsom,ou o navio SS Californian,até hoje,ninguém sabe

O navio visto chega a se aproximar do Titanic o suficiente para que suas luzes de navegação sejam vistas. Em seguida ele muda de curso e se afasta.

O primeiro bote salva-vidas (no 7, estibordo) é descido com apenas 27 pessoas. A falta de treinamento e conhecimento da tripulação faz com que estes temam que, se os botes forem descidos cheios, eles possam virar.

O bote no 4, bombordo, começa a ser carregado.

00:55

O bote no 6, bombordo é descido com 28 pessoas a bordo, incluindo Molly Brown e o Major Peuchen.

O bote no5, estibordo, é descido com apenas 41 pessoas. O quinto oficial Lowe ordena que J. B. Ismay se afaste pois este esta atrapalhando seu trabalho.



1:00

O bote salva-vidas no 3, estibordo, desce com 32 pessoas, sendo 11 tripulantes. Este foi o 4o bote a ser descido.

1:10

O bote de emergência no 1, estibordo, desce com somente 12 pessoas incluindo Sir Cosmo e Lady Duff Gordon e 7 tripulantes. Este foi o 5o bote a ser descido.

O bote no8 de bombordo é descido com 39 pessoas.

1:15

A inclinação do convés fica maior. São dadas ordens para que os botes salva-vidas sejam descidos mais cheios. Thomas Andrews exerce importante papel ajudando a descer os botes e fazendo com que eles sejam devidamente cheios.

A água já atinge o nome do Titanic pintado na proa. O Titanic começa a de inclinar para bombordo.

1:20

O bote no 10 desce com 47 pessoas. Uma forte inclinação para estibordo é notada.

1:25

O bote no 16 de bombordo é descido com 42 pessoas.

Desce o bote no 14 com 60 pessoas à bordo, incluindo o quinto oficial Lowe, o qual é forçado a disparar três tiros para o ar a fim de evitar que outros passageiros pulem no bote já cheio.

1:30

O pânico começa a se formar entre o passageiros ainda à bordo.

Os pedidos de socorro começam a indicar sinais de desespero como " estamos afundando rápido" e "mulheres e crianças nos botes. Não podemos durar muito mais".

Ben Guggenheim e seu criado colocam suas roupas de noite sob o argumento de que "Nós nos vestimos com nossa melhor roupa e estamos preparados para afundar como cavalheiros".

Descem os botes nos 9 e 12.

1:35

Desce o bote no 11.

1:40

A maioria dos botes à vante já foram descidos, os passageiros buscam os botes à ré.

O bote desmontável C desce com 32 pessoas, incluindo J. Bruce Ismay, sendo este o último bote de estibordo a ser descido.

O bote de estibordo no 13 desce com 54 pessoas, principalmente da segunda e terceira classe. Logo após é descido o no 15 com 57 pessoas. Este bote quase colide com o no 13 que estava diretamente abaixo.

é lançado o ultimo foguete sem que se consigua contato com o navio visto

1:45

O bote de emergência no 2 desce com 20 pessoas. Este foi o 15 o bote a ser descido.

As ultimas palavras ouvidas do Titanic pelo Carpathia "sala de maquinas e caldeiras alagadas".




1:50

O bote salva-vidas no 4 desce com 34 pessoas. Este foi o 16o bote a ser descido. J.J. Astor é proibido de entrar junto com sua esposa.

J.J. Astor




2:00

A água já está a 3 metros abaixo do convés A.

O chefe da banda, Wallace Henry Hartley, começa a tocar " Mais perto de Ti Senhor", o qual ele dizia que seria o hino de seu funeral.


Para manter o controle durante o lançamento do desmontável D, Lightoller agita sua pistola no ar (possivelmente atira) e os membros da tripulação formam um circulo ao seu redor para garantir que somente mulheres e crianças entrem neste bote.

2:05

Desce o desmontável D com 44 pessoas, o último bote salva-vidas a ser descido. A inclinação do navio fica maior e a água já atinge o convés A.

Aproximadamente 1.500 pessoas ainda estão a bordo.

O castelo de proa esta totalmente submerso e a inclinação dos conveses fica maior.

O Capitão Smith libera Phillips e Bride de suas funções dizendo que "Homens, vocês fizeram tudo que podiam. Vocês não podem fazer mais nada. Abandonem sua cabine. Agora é cada homem por si mesmo.". Phillips continua a enviar pedidos de socorro por mais alguns minutos.

Ao caminhar para a ponte, ele repete para vários tripulante que "é cada homem por si mesmo". Possivelmente seus últimos pensamentos forma sobre sua Eleanor e sua filha Helen.

A banda toca "Outono".

2:10

Phillips envia o último pedido de socorro.

Thomas Andrews é visto sozinho na sala de fumantes da primeira classe olhando o vazio.

2:15
A ponte mergulha na água que começa a tomar o convés de botes. O movimento para frente do Titanic gera ondas que varrem o convés. Uma delas joga Murdoch dentro da água onde ele vem a morrer afogado ou esmagado pelo chaminé 1 que cai logo em seguida.



2:17

A popa está completamente fora d'água, e a forte inclinação faz com que o primeiro chaminé caia para frente, matando muitas pessoas que se encontravam na água. O bote desmontável B é carregado para fora pela água.

A proa mergulha em direção ao fundo enquanto centenas de passageiros da 2a e 3a classe ouvem o padre Thomas Byles reunidos no final do convés de botes.

Muitos passageiros e tripulantes pulam para fora do Titanic.

O desmontável A flutua livre para fora com o fundo virado para cima e perigosamente sobrelotado. Lowe no bote 14 os resgata antes do amanhecer, embora possivelmente metade das pessoas a bordo tenha morrido durante a noite e caído na água.

A banda para de tocar

2:18

As luzes piscam e se apagam definitivamente.

Um grande barulho é ouvido enquanto os objetos soltos do interior do navio caem em direção à proa.

A grande tensão no casco quebra o Titanic em dois. A popa retorna a sua posição horizontal e , puxada pela proa, sobe rapidamente no ar até ficar completamente perpendicular.

2:20

A inclinação da popa diminui conforme o Titanic desaparece sob as águas do Atlântico Norte. Muitas pessoas ainda se mantém vivas boiando na superfície, seus gritos de angustia diminuindo lentamente até se transformarem em um longo e contínuo canto de lamentação.

Misericordiosamente em pouco menos de 10 minutos a morte por congelamento os atinge, poupando-os do afogamento.

Após unir os botes 4,10, 11 e o desmontável C e passar os sobreviventes do bote 14 para estes outros, o quinto oficial Harold Lowe retorna para procurar por sobreviventes. Mas chega tarde e somente 6 pessoas são encontradas ainda vivas, Jack Stewart, camareiro, William F. Hoyt, da primeira classe e um homem japonês da terceira classe. William F. Hoyt viria a falecer em seguida.

Mais tarde o bote no 12 é sobrecarregado com 70 pessoas provenientes de outros botes.




3:30

Após 1 hora do naufrágio do Titanic, os foguetes de sinalização do Carpathia são vistos pelos botes salva-vidas.

4:10

O primeiro salva-vidas, o no 2, chega ao Carpathia.

Gelo e destroços se misturam na água no local do naufrágio.

5:30

Após ser avisado pelo Frankfurt do desastre, o Californian se dirige para o local onde chegará três horas após.

5:30 a 6:30

Os sobreviventes do desmontável A são resgatados pelo bote 14, e os do desmontável B pelos botes 4 e 12.
a natureza parece até gostar da atitude do carpathia,pois está uma manhã fresca,com um sol lindo.

8:50

O Carpathia parte para Nova Iorque com 705 sobreviventes. é estimado que 1523 pessoas perderam a vida na tragédia.

Pelo telegrafo do Carpathia, J. B. Ismay envia a seguinte mensagem para os escritórios da White Star em Nova Iorque:

"Com profundo pesar aviso-os que o Titanic afundou esta manhã após colidir com iceberg, resultando em séria perda de vidas. Mais detalhes depois."



Jornais da época







 

Réplica do "SOS" enviado pelo titanic


Ultimas Comunicações do Titanic

0h15:O titanic envia um C.Q.D.iniciais de pedido de socorro geral a todos os barcos.4 navios (Provence,Mount temple,Cabo race e Ypiranga) recebem a mensagem

0h25:O carpathia,também recebe o C.Q.D. do titanic,e um complemento "venham imediatamente,batemos num iceberg"

0h26:O ypiranga recebe a seguinte mensagem do titanic:"C.Q.D. temos colisão com iceberg,não ouvimos nada por causa do barulho do vapor

0h30:Outros dois navios,o Frankfurt e o Caronia,também recebem o pedido de socorro e o retransmitem para o baltic e o Prinx Friedrich Wilhelm

0h45:O olympic,Irmão-gêmeo do titanic,estava fazendo a mesma rota (Southampton-nova york),Recebe o Primeiro S.O.S da história,Mas,ele esta a 513 milhas,ou,20 horas de distância.

1h02:Mais um navio,o Asian,recebe o pedido de socorro "imediato" do titanic,com suas cordenadas,mas o capitão do asian pede para o titanic repetir a localização,não ha respostas....

1h10: o Titanic comunica ao olympic que está "afundando pela proa",e completa,"venha depressa",mas não da tempo.

1h27: o titanic emite alerta geral de que está "embarcando mulheres e crianças nos botes",não a mais como esperar pelo socorro

1h35:O titanic avisa a todos os navios da região que a água "já invadiu a casa das máquinas".um deles pergunta se já chegou socorro.O titanic não responde

1h45: O carpathia recebe a mensagem que a água "já invadiu a casa das máquinas foi invadida até as caldeiras"Não há mais esperanças para o gigantesco navio

1h55:O virginian ouve o titanic comunicar,em sinal já bem fraco,que sua "força esta bem reduzida"

2h27:O Titanic envia seu último sinal de vida,mas o sinal é tão fraco,que ninguém entende a derradeira mensagem,em seguida,só silencio

2h52:O titanic,oficialmente,afunda

Segundo boatos,o olympic rumava em direção titanic,quando recebeu a seguinte mensagem


“Temo de que não haja nenhuma esperança em buscas na última posição do Titanic.O navio da Leyland, SS Californian, ficou fazendo buscas no em torno.Todos os botes foram encontrados.Cerca de 675 almas salvas, tanto tripulação como passageiros,estes últimos quase todos mulheres e crianças. O Titanic afundou cerca de 2:20 da manhã, às 5:47 pelo GMT (horário de Greenwich) em 41,16 Norte,50,14 oeste; não tenho muita certeza. Por favor, envie a mensagem para a White Star Line e também a Cunard Line - Liverpool e New York – de que eu estou retornando à New York. 
Considere esta mensagem apenas como aviso, devidoàs incertezas. 
Capitão Rostron”

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