sexta-feira, 2 de março de 2012

Construçao do Titanic e seus irmãos






riA Historia do Titanic propriamente dito teve início no ano de 1907 em Londres. Na noite de 30 de abril, num jantar na Mansão de Lorde Pirrie, presidente do estaleiro Harland & Wolf em Belfast na Irlanda do Norte, J. Bruce Ismay, presidente da empresa de navegação White Star Line, propõe a construção de dois navios gigantes (classe Olympic), o R.M.S Olympic e o R.M.S Titanic. O Objetivo de Ismay era criar navios velozes e que oferecessem maior espaço para a terceira classe e maior luxo para a primeira e segunda. Algum tempo depois viria o terceiro navio,o Gigantic,que após do naufrágio do Titanic,viria a se chamar Brittanic.O custo de cada embarcação era de 1,5 milhões de libras (cerca de 7,5 milhões de dólares na época). O diretor administrativo da Harland & Wolff era o renomado engenheiro Thomas Andrews, sobrinho de Lorde Pirrie e o projetista chefe era Alexander Calisle.
Sala de Projetos da Harland & Wolff
Em 29 de julho de 1908, a White Star line aprova os projetos dos navios da Classe Olympic. Dois dias depois foi assinado o contrato de construção, primeiramente do Olympic e do Titanic e posteriormente o do Gigantic. Em 16 de dezembro do mesmo ano, na carreira 2 do estaleiro, inicia-se a construção do Olympic, sob número de quilha 400, o qual foi lançado ao mar em 20 de outubro de 1910.
Titanic ao lado do Navio Irmão, Olympic
Em 31 de março de 1909 se inicia a construção do Titanic. Número de Quilha: 401. Número de Construção: 131428. Número do casco: 390904. Cerca de 14.000 operários foram mobilizados para as obras, cujo expediente se inicia às 7h30min e acaba às 17h30min, cinco dias por semana mais as manhãs de sábado.

Harland & Wolff
Em 31 de maio de 1911 o Titanic foi lançado ao mar. O navio não foi batizado com uma garrafa de champanhe como manda a tradição. Cerca de 22 t de lubrificantes foram empregados para revestir os trilhos que encaminharam o gigante ao mar, sob uma pressão de 1.200kg/cm². Durante o período de 62 segundos de descida, o operário James Dobhins morre esmagado por uma estrutura de madeira. O orgulho da White Star Line estava no mar. Nos dias que se seguiram, centenas de jornais publicaram o feito, exaltando os compartimentos de colisão, 16 ao todo, os quais contavam com comportas de estanques, as quais se fechavam quando a água alcançava dado nível e também podiam ser fechadas por um sistema hidráulico na ponte de comando. Os compartimentos de colisão deram ao Titanic o título de insubmergível (apenas explicando:ninguem,da white star line,disse que Nem Deus oAfundaria). Esquema dos compartimentos de colisão que deram ao Titanic o título insubmergivel. O Casco pesava 26.000 toneladas. Era composto por lâminas compactas de 2.54cm de espessura e com 1,8m de altura por 11m de largura, pesando 1,5t cada e fixadas a 350 molduras por mais de 3milhões de rebites.

Em 14 de junho de 1911, O R.M.S Olympic é inaugurado sob o comando de Edward Smith (conhecido como capitão dos milionários), partindo de Southampton em Direção à Nova Iorque. Em 20 de setembro do mesmo ano, o Olympic colide com o Cruzador Hawke da Marinha Britânica, quando estava a caminho de Cheerbourg (França) e tem seu costado de estibordo seriamente avariado, porém não afunda devido aos compartimentos de colisão, fortalecendo a crença de que os navios da classe Olympic são insubmergíveis. Com o acidente, a viagem inaugural do Titanic foi adiada de 20 de março de 1912 para 14 de abril do mesmo ano, pois sua construção foi interrompida para os reparos do navio irmão.
Danos causados ao Olympic causados pelo Cruzador Hawke
Em 31 de março de 1912 o Titanic estava quase finalizado, faltando somente detalhes nas cabines de passageiros. O navio possuía as mesmas dimensões do Olympic, o vencendo em tonelagem somente por algumas cabines a mais e alterações estruturais. O Titanic possuía 46.329 toneladas distribuídas em 269m de comprimento, 28m de largura e 53m de altura (da quilha a ponta das chaminés). As cabines da primeira classe podiam hospedar 735 passageiros, as da segunda 674 e da terceira 1026. Os alojamentos da tripulação abrigavam cerca de 840 pessoas. O navio tinha oito conveses de 240m de extensão e contava com uma academia, cafés, uma barbearia, três salões de refeições e um restaurante, três salões de estar e três fumoirs, uma biblioteca, piscina térmica, uma quadra de squash e um banho turco, sendo os ambientes mais sofisticados destinados apenas à primeira classe. As mais belas atrações do navio, sem sombra de dúvida, eram duas escadarias, uma situada entre a primeira e a segunda chaminé e outra entre a terceira e a quarta, ligando os mais luxuosos conveses, iluminadas naturalmente por domos de vidro e adornadas por belos relógios, sendo a escadaria junto à proa a mais luxuosa, trabalhada com painéis de madeira. A energia elétrica era gerada por quatro geradores situados no tank top e era distribuída por 332 km de fiação.
Escadaria entre a primeira e a segunda chaminé.
O navio era movido por dois motores de quatro cilindros de ação alternada, movidos a vapor por 29 caldeiras, sendo 24 com terminais duplos e cinco auxiliares com um só, aquecidas por 159 fornalhas. Cada caldeira possuía 4,87m de diâmetro e pesava 100 t. Cada motor gerava cerca de 15.000HP em 75rpm. As sobras dos motores eram direcionadas a uma turbina Parson de Baixa pressão, pesando 420 t e gerando 16.000HP em 165rpm. A propulsão dos motores de ação alternada transmitia-se a duas hélices laterais de três laminas com 7m de diâmetro pesando 38 t cada hélice. A propulsão da turbina era transmitida a uma hélice central e menor, com quatro laminas com 5m de diâmetro, pesando 22 t.
Enormes Hélices do Navio
O desenho original do Titanic feito por Calisle contava com 48 botes salva vidas, porém foram instalados apenas 16 de madeira, sustentados por turcos rotativos, mais quatro botes desmontáveis, superando a exigência de 16 botes por navios com mais de 10.000t. Tal exigência remetia a 1894 e não se adaptou a embarcações maiores. Thomas Andrews quer 32 botes, porém Ismay não os instala, julgando-os desnecessários e que iriam lotar o convés de botes. Foram instalados dois botes com mastro e vela (cúteres), com os números 1 e 2, medindo 7,62x2, 13x0, 91m, os emergency lifeboats, pendurados a bombordo e estibordo do lado externo da pequena amurada junto à asa da ponte, com capacidade para 80 pessoas, 40 em cada um; 14 botes numerados de 3 a 16, medindo 9,14x2, 74x1, 21m, os standard lifeboats, com capacidade ara 910 pessoas, 65 em cada um; quatro botes com costado de lona, dobráveis, identificados pelas letras A, B, C, D, medindo 8,22x2, 43x0, 91m, os engelhardt collapsible boas, com capacidade para 188 pessoas, 47 pessoas em cada um. Todos os botes tinham ou deveriam ter bússolas e seis dos standard tinham ou deveriam ter lanternas. Em desuso estavam cobertos por lonas. Os dobráveis permaneciam emborcados e também cobertos, o C do lado do cúter 1, a estibordo, o D ao lado do cúter 2, a bombordo, e os outros dois juntos à primeira chaminé, o A sobre o alojamento do capitão, e o B sobre os alojamento dos oficiais a bombordo.
O Navio contava também com um moderno sistema (para a época) de transmissão de mensagens telegrafadas sem fio. A chamada Estação Marconi de radiotelegrafia constava de duplo emissor duplo e receptor, conjugados num só aparelho, operando na freqüência de 700hz e podendo operar em 500khz na comunicação com bases terrestres e ou para sinais de emergência CQD ou SOS. Era alimentado por um gerador de 5kw, com antena 76m acima do nível do mar (quatro fios interligando os dois mastros) e alcance sugerido de 460 km, alterado para maior ou menor na dependência das condições atmosféricas, sendo necessário os telegrafistas disporem de um gerador auxiliar. Os telegrafistas não eram funcionários da White Star Line, mas sim da Marconi’s Wireless Telegraph Corporation. No Titanic, o sistema Marconi teve um surpreendente alcance de mais de 5.000km.
No primeiro dia de abril de 1912, o Titanic foi entregue ao comando do capitão Edward Smith (após ter entregado o comando do Olympic, Edward Smith pretendia se aposentar com chave de ouro na viagem inaugurou do Titanic). O Titanic estava pronto, faltando apenas alguns testes de manobras. Em 2 de abril o navio foi rebocado ao mar da Irlanda para a realização de testes, os quais duraram menos de um dia. Após a supervisão do Boar Trade, feita por Francis Carruthers, o Titanic recebe um certificado que diz: “Bom por um ano a partir de 2 de abril de 1912”. Após isso, o mais belo colosso dos mares foi conduzido a Southampton, cidade que desde 1907 foi o principal terminal dos navios a vapores da White Star line

2 comentários: