domingo, 11 de março de 2012

Curiosidades-Titanic

Algumas curiosidades sobre o RMS titanic 


Ninguém da WST (White star line) disse que nem DEUS afundaria o navio.vou explicar:o titanic era considerado inafundável,então,o povo daquela época disse a famosa frase:"nem DEUS afunda esse navio"
acontece que,a história,botou na boca da WST e ela ganhou fama disso ate hoje.


A FAMA DE NAVIO MAIS LUXUOSO DA ÉPOCA (TÃO PUBLICADA SOBRE O TITANIC) É, EM PARTE, UMA MEIA VERDADE? OS DOIS NAVIOS CONCORRENTES DO TITANIC, O RMS LUSITANIA E O RMS MAURETANIA (LANÇADOS EM 1906 E 1907 PELA COMPANHIA CUNARD LINE) ERAM TÃO LUXUOSOS QUANTO O TITANIC E SEU "NAVIO IRMÃO", O OLYMPIC. A GRANDE VERDADE DA HISTÓRIA ERA DE QUE O TITANIC ULTRAPASSAVA SEUS DOIS CONCORRENTES EM TAMANHO, PORTANTO POSSUÍA MAIS ESPAÇO E MAIOR NÚMERO DE ACOMODAÇÕES GRANDIOSAS. NO ENTANTO, AS ACOMODAÇÕES DE PASSAGEIROS DO LUSITANIA E DO MAURETANIA ERAM TÃO LUXUOSAS QUANTO ÀS DO TITANIC, PORÉM, COMO ERAM MENORES EM RELAÇÃO AO TITANIC, POSSUÍAM MENOR NÚMERO DE AMBIENTES DE LUXO.



Rms lusitania                            Rms mauretania


EM 1898, 14 ANOS ANTES DO NAUFRÁGIO DO TITANIC, O ESCRITOR NORTE-AMERICANO MORGAN ROBERTSON ESCREVEU UM LIVRO DE FICÇÃO QUE PRATICAMENTE PREVIU A TRAGÉDIA DO TITANIC? O NOME DO LIVRO: "THE WRECK OF THE TITAN" (O NAUFRÁGIO DO TITAN). A HISTÓRIA ESCRITA POR ROBERTON CONTAVA A TRAJETÓRIA DE UM ENORME NAVIO CHAMADO "TITAN", CONSIDERADO INAFUNDÁVEL, QUE COLIDIU COM UM ICEBERG À ESTIBORDO (DIREITA DO NAVIO) NO MÊS DE ABRIL PERTO DA MEIA NOITE NO OCEANO ATLÂNTICO EM ALTA VELOCIDADE E NAUFRAGOU, MATANDO QUASE TODOS OS SEUS 3000 PASSAGEIROS DEVIDO À FALTA DE BOTE SALVA-VIDAS................APESAR DE EXTREMAMENTE SIMILAR À TRAGÉDIA DO TITANIC (QUE OCORREU EM 1912, 14 ANOS DEPOIS DO LIVRO DE MORGAN ROBERTSON), NEM TUDO OCORREU DO MESMO MODO NA FICÇÃO DE ROBERTSON: O NAVIO DA HISTÓRIA, O "TITAN", NAVEGAVA DE NEW YORK PARA A EUROPA, O TITANIC IA DA EUROPA PARA NEW YORK. NO NAUFRÁGIO DO TITAN SOBREVIVERAM 13 PESSOAS, NO TITANIC 700 PESSOAS SOBREVIVERAM. O "TITAN" NAUFRAGOU EM 5 MINUTOS DEPOIS DE COLIDIR COM O GELO, O TITANIC LEVOU 2:40 MIN PARA NAUFRAGAR. O "TITAN" POSSUÍA 19 COMPARTIMENTOS À PROVA D'ÁGUA E PODIA FLUTUAR COM 9 DELES ALAGADOS, O TITANIC POSSUÍA 16 COMPARTIMENTOS À PROVA D'ÁGUA E PODIA FLUTUAR COM ATÉ 4 DELES ALAGADOS. O "TITAN" POSSUÍA VELAS PARA AUMENTAR SUA VELOCIDADE, O TITANIC SÓ POSSUÍA MOTORES.........À DESPEITO DAS MUITAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS, O LIVRO DE MORGAN ROBERTSON ENTROU PARA HISTÓRIA COMO UMA DAS MAIS ASSOMBROSAS E ESPETACULARES PREMONIÇÕES DE TRAGÉDIA DE TODOS OS TEMPOS.


HAVIA APENAS UM PASSAGEIRO NO TITANIC QUE ESTAVA À CAMINHO DO BRASIL? SEU NOME ERA JOSÉ JOAQUIM DE BRITO, 32 ANOS, ERA PORTUGUÊS E ESTAVA MORANDO EM LONDRES QUANDO COMPROU SUA PASSAGEM DE 2ª CLASSE NO TITANIC, COM INTENÇÃO DE DESTINO FINAL À CIDADE DE SÃO PAULO, ELE EMBARCOU NO NAVIO EM 10 DE ABRIL, NA CIDADE DE SOUTHAMPTON, INGLATERRA. A MAIORIA DOS VIAJANTES QUE PRETENDIAM RUMAR PARA A AMÉRICA DO SUL, NAQUELA ÉPOCA, TERIA OPTADO POR UM NAVIO COM LINHA DIRETA AO INVÉS DE NAVEGAR PRIMEIRO PARA OS ESTADOS UNIDOS, O QUE TORNA BASTANTE INCOMUM A OPÇÃO DESTE PASSAGEIRO EM EMBARCAR NO TITANIC, CUJO DESTINO ERA A AMÉRICA DO NORTE, A CIDADE DE NEW YORK. JOSÉ JOAQUIM MORREU NA TRAGÉDIA E SEU CORPO, SE RECUPERADO, JAMAIS FOI IDENTIFICADO.


VOCÊ SABIA QUE O MAIOR NAVIO DE TODOS OS TEMPOS FOI O SUPER-PETROLEIRO SEAWISE GIANT (MAIS TARDE REBATIZADO DE KNOCK NEVIS), LANÇADO EM 1979 E DEMOLIDO EM 2010. O PETROLEIRO MEDIA 458,45 M DE COMPRIMENTO, OU SEJA, ELE ERA 189,35 M MAIOR QUE O TITANIC.

o QUE O MAIOR NAVIO DE PASSAGEIROS JÁ CONSTRUÍDO É O BARCO DE CRUZEIRO MS ALLURE OF THE SEAS, LANÇADO EM 2010 PELA EMPRESA ROYAL CARIBBEAN INTERNATIONAL. O NAVIO MEDE 360 M DE COMPRIMENTO, OU SEJA, 90,9 M MAIOR DO QUE FOI O TITANIC (O TITANIC TINHA 269,1 M.).



allure of the seas



comparação entre o Titanic e o allure of the seas....mesmo assim,prefiro o titanic U_U

VOCÊ SABIA QUE O TITANIC NÃO É O MAIOR NAUFRÁGIO DE TODOS OS TEMPOS? O MAIOR NAUFRÁGIO DA HISTÓRIA (EM NÚMEROS DE VÍTIMAS) ACONTECEU EM 30 DE JANEIRO DE 1945 (33 ANOS DEPOIS DO TITANIC) COM O NAVIO ALEMÃO WILHELM GUSTLOFF QUE ESTAVA CARREGANDO REFUGIADOS DA 2º GUERRA MUNDIAL EM FUGA DO EXÉRCITO VERMELHO, QUANDO FOI ATINGIDO POR TRÊS TORPEDOS LANÇADOS PELO SUBMARINO SOVIÉTICO S 13. O WILHELM GUSTLOFF ESTAVA LOTADO COM CERCA DE 10.600 PESSOAS, DAS QUAIS CERCA DE 9.400 MORRERAM NA TRAGÉDIA, OU SEJA, MAIS DE 6 VEZES O NÚMERO DE MORTOS NA TRAGÉDIA COM O TITANIC. O TITANIC OCUPA APROXIMADAMENTE O 42º LUGAR NA LISTA DOS MAIORES NAUFRÁGIOS DA HISTÓRIA PORÉM, APESAR DE NÃO SER O MAIOR, É O MAIS CONHECIDO DESASTRE MARÍTIMO DE TODOS OS TEMPOS.


A FILHA DO CAPITÃO EDWARD JOHN SMITH (CAPITÃO DO TITANIC) ESTEVE PESSOALMENTE ASSISTINDO ÀS GRAVAÇÕES DO FILME "A NIGHT TO REMEMBER" (SOMENTE DEUS POR TESTEMUNHA), EM 1957/58, E FICOU EMOCIONADA AO VER A GRANDE SEMELHANÇA ENTRE O ATOR LAWRENCE NAISMITH E SEU PAI, FALESCIDO EM 1912 (LAWRENCE INTERPRETOU O CAPITÃO DO TITANIC). HELEN MELLVILLE SMITH TINHA APENAS 14 ANOS DE IDADE QUANDO SEU PAI (O CAPITÃO) MORRERA NA TRAGÉDIA, 46 ANOS ANTES DO FILME "A NIGHT TO REMEMBER".

VOCÊ SABIA QUE POR CONTA DO LANÇAMENTO DO CASCO DO TITANIC (31 DE MAIO DE 1911) UM TRABALHADOR MORREU POR TER SIDO ATINGIDO POR UMA DAS ESCORAS DE MADEIRA QUE APOIAVAM O NAVIO? JAMES DOBBINS (43 ANOS) TEVE A PERNA ESQUERDA ESMAGADA, CHEGOU A SER SOCORRIDO E TRANFERIDO PARA O "BELFAST ROYAL VICTORIA HOSPITAL", MAS FALESCEU NO DIA SEGUINTE DEVIDO À GRAVIDADE DOS FERIMENTOS. SEGUNDO O ESCRITOR STEPHEN CAMERON HOUVE UM TOTAL DE OITO ACIDENTES FATAIS (MORTES) DURANTE A CONSTRUÇÃO DO TITANIC.



O TITANIC NÃO ERA O ÚNICO NAVIO QUE NÃO POSSUÍA BOTES SALVA-VIDAS PARA TODOS OS PASSAGEIROS A BORDO? A GRANDE MAIORIA DOS NAVIOS EM 1912 (SENÃO TODOS) NÃO TINHA BOTES SUFICIENTES EM RELAÇÃO À CAPACIDADE TOTAL DE PASSAGEIROS. NAVIOS COMO O MAURETANIA (DA CUNARD LINE) E KINFAUNS CASTLE (DA UNION CASTLE), ENTRE MUITOS OUTROS, TAMBÉM NÃO SERIAM CAPAZES DE EVACUAR COM SEGURANÇA TODOS OS SEUS PASSAGEIROS EM CASO DE UMA EMERGÊNCIA. ESTA GROSSEIRA FALTA DE BOTES ERA A CONSEQUÊNCIA DE LEIS ANTIQUADAS QUE BASEAVAM A QUANTIDADE DE BOTES RELACIONANDO-OS AO PESO DO NAVIO E NÃO À QUANTIDADE TOTAL DE PASSAGEIROS... DEPOIS DA TRAGÉDIA COM O TITANIC AS LEIS FORAM RAPIDAMENTE REVISTAS E ALTERADAS, ASSIM ENTÃO TODOS OS NAVIOS SE VIRAM OBRIGADOS A FORNECER BOTES SALVA VIDAS PARA TODAS AS PESSOAS À BORDO, OU SEJA, EM PARTE O TITANIC FOI VÍTIMA DAS LEIS MARÍTIMAS E DA MÁ SORTE.

VOCÊ SABIA QUE A CÚPULA DA GRANDE ESCADARIA DO TITANIC NÃO ERA UMA NOVIDADE? O NAVIO SS LAURENTIC, DA WHITE STAR LINE, JÁ POSSUIA UMA CÚPULA IDÊNTICA EM 1908, 4 ANOS ANTES DO TITANIC, SENDO A SUA ÚNICA DIFERENÇA AS DIMENSÕES, POIS ESTA ERA LIGEIRAMENTE MENOR DO QUE A DO TITANIC.


VOCÊ SABIA QUE O BRITANNIC O ÚLTIMO IRMÃO DA "OLYMPIC CLASS", FOI PLANEJADO PARA SER AINDA MAIS LUXUOSO QUE O TITANIC? O BRITANNIC TEVE SUA CONSTRUÇÃO ALTAMENTE AFETADA PELO APRENDIZADO OBTIDO NO OLYMPIC E NO TITANIC, E ESTE SERIA EQUIPADO COM ACOMODAÇÕES AINDA MAIS COMPLETAS E LUXUOSAS DO QUE SEUS DOIS "IRMÃOS MAIS VELHOS". DOIS DOS BONS EXEMPLOS ERAM UMA SALA DE RECREAÇÃO PARA AS CRIANÇAS, AO LADO DO GINÁSIO DE EXERCÍCIOS E UM ENORME ÓRGÃO DE TUBOS QUE SERIA EQUIPADO JUNTO DA GRANDE ESCADARIA DA 1ª CLASSE, AMBAS INOVAÇÕES QUE NEM O OLYMPIC E O TITANIC POSSUÍAM. INFELIZMENTE NÃO HOUVE TEMPO PARA A CONCLUSÃO DO NAVIO, E ELE FOI REQUISITADO PELO GOVERNO INGLÊS PARA ATUAR COMO NAVIO HOSPITAL, ACABOU NAUFRAGANDO EM 1916 SEM AO MENOS TER SIDO COMPLETAMENTE EQUIPADO.


MUITOS ARTIGOS FEITOS DE PAPEL, COMO CARTAS, DINHEIRO, DOCUMENTOS E CARTÕES POSTAIS FORAM RESGATADOS DOS ESCOMBROS DO TITANIC? DE MANEIRA IMPRESSIONANTE ESTES ARTIGOS FEITOS DE PAPEL "SOBREVIVERAM" AO TEMPO E AO MAR APENAS PORQUE FORAM ENCONTRADOS DENTRO DE BOLSAS E CARTEIRAS FEITAS DE COURO, E O COURO É UM MATERIAL EXTREMAMENTE RESISTENTE À CORROSÃO, QUE ATUOU COMO PROTETOR DESTAS PEÇAS EM PAPEL. É IMPRESSIONANTE OBSERVAR QUE A MAIORIA DA MADEIRA NO NAVIO FOI QUASE COMPLETAMENTE DISSOLVIDA, ENQUANTO QUE SIMPLES PAPÉIS PERMANECEM AINDA HOJE PRESERVADOS GRAÇAS AOS AVANÇADOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO UTILIZADOS PELAS EQUIPES DE RESGATE. HOJE ESTES DOCUMENTOS SEGUEM EM EXPOSIÇÃO PELO MUNDO.

O TITANIC NÃO ESTAVA LOTADO NA VIAGEM INAUGURAL? A CAPACIDADE TOTAL DO NAVIO ERA DE 3547 PESSOAS, MAS LEVAVA 2200 PESSOAS, OU SEJA CASO O NAVIO ESTIVESSE LOTADO EM SUA CAPACIDADE MÁXIMA A TRAGÉDIA PODERIA TER sido MUITO MAIOR, TERIA MATADO 2.800 PESSOAS, OU SEJA, 1300 PESSOAS A MAIS DO QUE OS NÚMEROS OFICIAIS! (MORRERAM CERCA DE 1500 PESSOAS NA REALIDADE).

NEM TODAS AS CABINES DA 1ª CLASSE DO TITANIC ERAM DE ALTO LUXO? UMA GRANDE PARTE DAS CABINES DA 1ª CLASSE, ESPECIALMENTE AS LOCALIZADAS NOS CONVESES "D" e "E" ERAM BEM MAIS MODESTAS, TENDO INCLUSIVE PARTE DA TUBULAÇÃO DE ÁGUA E ESTRUTURA DE AÇO APARENTE NO TETO, SEM ACABAMENTOS, MUITO DIFERENTES DAS CABINES DE LUXO SITUADAS NOS CONVESES SUPERIORES.


AS 4 CHAMINÉS DO TITANIC NÃO POSSUÍAM NENHUMA ILUMINAÇÃO DURANTE A NOITE?... AO CONTRÁRIO DO BELO EFEITO MOSTRADO NO FILME "TITANIC" (1997), ONDE AS CHAMINÉS APARECEM PLENAMENTE ILUMINADAS POR REFLETORES, AS VERDADEIRAS CHAMINÉS DO TITANIC NÃO POSSUÍAM ILUMINAÇÃO, E RECEBIAM APENAS POUQUÍSSIMA LUZ INDIRETA DAS FRACAS LÂMPADAS QUE ILUMINAVAM O CONVÉS DE BOTES ABAIXO. PORTANTO AS 4 GIGANTES CHAMINÉS SE APRESENTAVAM OBSCURAS DURANTE A NOITE, DIFÍCEIS ATÉ MESMO DE SEREM OBSERVADAS À DISTÂNCIA.


ENTRE OS PASSAGEIROS RESGATADOS DA ÁGUA COM VIDA DEPOIS QUE O NAVIO AFUNDOU HAVIA APENAS UMA MULHER, TODOS OS OUTROS ERAM DO SEXO MASCULINO. O NOME DESTA BRAVA SOBREVIVENTE ERA RHODA MARY ABBOTT, ELA FOI PUXADA PARA DENTRO DO BOTE DE EMERGÊNCIA "A", E PERDEU OS DOIS FILHOS QUE, NO MOMENTO DA INUNDAÇÃO, FORAM VARRIDOS DO CONVÉS.

SE O TITANIC FOSSE COLOCADO EM POSIÇÃO VERTICAL ELE TERIA A MESMA ALTURA QUE UM PRÉDIO COM 92 ANDARES! (CONSIDERANDO QUE UM PRÉDIO TEM UM PADRÃO DE 2.92 M. DE ALTURA POR ANDAR).

OS FAMOSOS PORTÕES QUE PRENDIAM OS PASSAGEIROS DA 3ª CLASSE (TAL COMO VISTO NOS FILMES SOBRE O TITANIC) JAMAIS EXISTIRAM? JÁ SE TEM PROVAS FACTUAIS QUE HAVIAM RARÍSSIMOS (TALVEZ 3 OU 4) DESTES PORTÕES EM TODO O NAVIO, E TODOS EM ÁREAS NÃO RELACIONADAS À PASSAGEIROS, MAS SIM À LOCAIS DE TRABALHO DA TRIPULAÇÃO. O QUE REALMENTE CAUSOU A ENORMIDADE DE MORTES DE PASSAGEIROS DA 3ª CLASSE FOI A GRANDE DISTÂNCIA EM QUE ESTES SE ENCONTRAVAM DOS BOTES SALVA-VIDAS E O FATO DE GRANDE PARTE DESTES PASSAGEIROS HUMILDES NÃO FALAREM INGLÊS, PORTANTO NÃO COMPREENDIAM AS INSTRUÇÕES FORNECIDAS PELA TRIPULAÇÃO; TUDO ISTO ALIADO À COMPLETA DESORDEM QUE TOMOU CONTA DO NAVIO NOS MOMENTOS FINAIS DO NAUFRÁGIO. A MACIÇA PRESENÇA DE PORTÕES PANTOGRÁFICOS, ESPECIALMENTE NO FILME "TITANIC" (1997) É APENAS MAIS UMA DAS MUITAS LENDAS E LIBERDADES QUE O CINEMA ACABOU CRIANDO, DEVIDO AO FATO DE QUE SEMPRE HÁ, NOS FILMES, A NECESSIDADE DE EXAGERO EM NOME DE GRANDES IMAGENS E FORTES DRAMATIZAÇÕES.


NA VIDA REAL,A CENA DO "VÔO NA PROA" (1997) DO CASAL FICTÍCIO "JACK E ROSE" (LEONARDO DICAPRIO E KATE WINSLET) JAMAIS PODERIA TER OCORRIDO? A PROA DO TITANIC ERA UM LOCAL PROIBIDO AOS PASSAGEIROS, TENDO INCLUSIVE UMA NÍTIDA PLACA QUE PROIBIA O ACESSO DE PASSAGEIROS à ESTA ÁREA DO NAVIO.

A ÁGUA NO LOCAL ONDE O TITANIC SE ENCONTRA (A 3800 M DE PROFUNDIDADE) POSSUI UMA PRESSÃO TÃO FORTE QUE É CAPAZ DE COMPRIMIR UM COPO DE ISOPOR EM MENOS DA METADE DE SEU TAMANHO? E ESTA ENORME PRESSÃO É O QUE IMPOSSIBILITA COMPLETAMENTE O MERGULHO DE PESSOAS SEM A PROTEÇÃO DE SUBMARINOS. O MAIOR LIMITE DE MERGULHO AUTÔNOMO (COM BALÃO DE OXIGÊNIO) JÁ FEITO POR UM HUMANO FOI DE 318,25 M., FEITO PELO SUL-AFRICANO NUNO GOMES (CASO ESTE MERGULHO TIVESSE SIDO FEITO EM DIREÇÃO AO TITANIC, OS ESCOMBROS AINDA ESTARIAM HÁ MAIS DE 3 KM ABAIXO).


VÁRIOS ASPECTOS DA DECORAÇÃO INTERIOR DO TITANIC FORAM INSPIRADOS PELO PALÁCIO DE VERSALHES (PARIS, FRANÇA) E QUE AINDA HOJE HÁ NOS JARDINS DO PALÁCIO UM QUERUBIM IDÊNTICO AO QUE DECORAVA A GRANDE ESCADARIA DA 1ª CLASSE, POSSIVELMENTE SENDO ESTA ESCULTURA DE BRONZE A PRÓPRIA INSPIRAÇÃO PARA O QUERUBIM DO TITANIC.


PARA CHEGAR AO POSTO DE OBSERVAÇÃO (CESTO DA GÁVEA), DE ONDE O ICEBERG FOI AVISTADO, ERA PRECISO QUE OS VIGIAS ENTRASSEM DENTRO DO MASTRO DIANTEIRO NO CONVÉS "C" E ESCALASSEM UMA ESCADA EM SEU INTERIOR? APÓS A ESCALADA POR DENTRO DO MASTRO OS VIGIAS SAÍAM POR UMA PORTA QUE FICAVA JÁ DENTRO DO CESTO DA GÁVEA, ONDE ENTÃO SE FAZIA A OBSERVAÇÃO DE OBSTÁCULOS E DE QUALQUER COISA QUE OFERECESSE RISCO AO NAVIO.


BOA PARTE DAS IMAGENS DOS ESCOMBROS DO TITANIC MOSTRADAS NO FILME "TITANIC" (1997) SÃO REAIS? O DIRETOR JAMES CAMERON OPTOU POR GRAVAR O VERDADEIRO TITANIC PARA INCORPORAR EM SEU FILME UM ALTO NÍVEL DE QUALIDADE E DE REALISMO. APESAR DISSO, VÁRIAS CENAS DOS ESCOMBROS DO TITANIC FORAM FEITAS COM CENÁRIOS E MAQUETES GRAVADAS EM ESTÚDIO, PORÉM A QUALIDADE DO TRABALHO E OS CORTES NAS CENAS SÃO TÃO PERFEITOS QUE TORNA-SE DIFÍCIL IDENTIFICAR "O QUE É REAL E O QUE NÃO É".



A 4ª CHAMINÉ DO TITANIC, APESAR DE SER CHAMADA DE "FALSA CHAMINÉ", NÃO ERA FUNCIONALMENTE INVÁLIDA?A ÚLTIMA CHAMINÉ DO NAVIO ATUAVA NA ELIMINAÇÃO DA FUMAÇA DAS COZINHAS, ELIMINAÇÃO DA FUMAÇA DA LAREIRA DA SALA DE FUMANTES DA 1ª CLASSE, ELIMINAÇÃO DOS GASES DA SALA DE MÁQUINAS E TAMBÉM SERVIA COMO DUTO DE CONDUÇÃO DE VENTILAÇÃO PARA VÁRIAS PARTES DO NAVIO. O GRANDE DIFERENCIAL DA 4ª CHAMINÉ ESTAVA NO FATO DE QUE ELA NÃO EXPELIA GRANDE QUANTIDADE DA CONHECIDA FUMAÇA NEGRA COMO NAS TRÊS CHAMINÉS FRONTAIS, AS ÚNICAS REALMENTE CONECTADAS ÀS SAÍDAS DAS FORNALHAS DE CARVÃO E QUE, PORTANTO, EXPELIAM MUITA FUMAÇA ENQUANTO O NAVIO ESTIVESSE EM FUNCIONAMENTO.

VOCÊ SABIA QUE NENHUMA EXPEDIÇÃO JÁ REALIZADA AO TITANIC ENCONTROU QUALQUER EVIDÊNCIA DE RESTOS HUMANOS EM MEIO AOS DESTROÇOS? OS QUASE 100 ANOS DE CORROSÃO DE BACTÉRIAS E MICRÓBIOS ALIADOS À ÁGUA DO MAR SE ENCARREGARAM POR DISSOLVER TODOS OS RESTOS MORTAIS (INCLUSIVE OS OSSOS) DOS QUE "DESCERAM COM O NAVIO" NA MADRUGADA DA TRAGÉDIA. AS ÚNICAS EVIDÊNCIAS DAS VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO SÃO OS MILHARES DE PERTENCES PESSOAIS ESPALHADOS AO REDOR DOS ESCOMBROS DO NAVIO E, EM CERTOS LOCAIS, A PRESENÇA DE PARES DE SAPATOS REPOUSANDO LADO-A-LADO SOBRE O LEITO MARINHO. ESTES PARES DE SAPATOS SÃO UMA CLARA EVIDÊNCIA DO EXATO PONTO DE DESCANSO FINAL DE ALGUMAS DAS VÍTIMAS, CUJO CORPO DILUIU-SE, DEIXANDO APENAS OS CALÇADOS DE COURO.



Fonte:http://titanicemfoco.blogspot.com/




Pianos a bordo do RMS Titanic
A empresa Steinway, de acordo com o site “German Titanic Society”, forneceu 8 pianos a White Star Line, sendo 5 de cauda e 3 vertical.

A Primeira Classe recebeu 5 pianos:
- Um vertical no Dining Room (Deck D).
- Um vertical no Deck B Reception Room, próximo à entrada do Cafe Parisien.
- Um vertical próximo a Grande Escadaria.
- Um de cauda no Deck D Reception Room.
- O quinto piano, que seria de cauda, infelizmente não tem a localização exata. Ocorreram mudanças nas plantas entre 1911 e 1912, por isso é difícil a localização exata de cada piano.

A Segunda Classe recebeu 2 pianos:
- Um de cauda que ficava no Dining Saloon.
- Um de cauda que ficava próximo a Class Library no Deck C, sua posição permitia que o som se espalhasse tanto para acima, como para baixo da escadaria.

A Terceira Classe recebeu 1 piano:
- Um de cauda que ficava no Salão General Room, ao lado do Smoking Room.

Assistindo o vídeo abaixo retirado do Youtube, sobre o filme SOS Titanic, observamos que os músicos levam um piano vertical para o deck dos botes.

Filme SOS Titanic: http://www.youtube.com/watch?v=0_NijpYdmI4

A questão é:
Será que isso realmente aconteceu?
Seria possível o transporte desse piano, numa situação delicada como aquela para o deck dos botes?




Através de séculos, as múmias têm sido figuras proeminentes da literatura popular e do cinema. Durante o século 20, as histórias associadas com as múmias continuaram, como num conto sobre o desastre do Titanic (1912) que culpava seu naufrágio, a uma múmia que estava sendo transportada pelo navio. Mais infelizes foram as múmias exportadas aos Estados Unidos para serem utilizadas na indústria de papel ou ainda como contou Mark Twain, para servir de combustível para os trens. Dessa forma, a imprensa passou a falar ainda mais sobre uma possível maldição ou vingança dos faraós, motivada pela declaração de Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, ou do egiptólogo Arthur Wiegall, que acreditavam na tal maldição.

Para apoiar esta tese, há referências ao naufrágio do Titanic. Lord Canterville levava naquele navio da Inglaterra à Nova York a múmia de uma famosa pitonisa egípcia da época de Amenofis IV encontrada em Tell-el-amarna. Devido ao seu extraordinário valor e delicadeza, não se atreveram a guardá-la na parte de cargas.

A presença da múmia foi relacionada a estranha conduta do capitão do barco, que fez e disse coisas estranhas no dia do naufrágio, algumas das quais foram relacionadas com o maior número de vítimas.

Você acredita na existência dessa múmia a bordo do RMS Titanic?



Um dos mistérios do Titanic, que causou polêmica no filme de James Cameron, foi justamente a cena do suicídio de um oficial. Com base em relatos reais, nos momentos finais, tendo o pânico geral como pano de fundo, um dos oficiais suicida-se com um tiro na têmpora, ocorrência que três pessoas vão relatar:

O passageiro George Alexander Lucien Rheims, 36 anos, 1ª Classe, que está na água, vê o oficial disparar contra si mesmo, mas não o identifica.

O passageiro Robert Williams Daniel, 27 anos, 1ª Classe, que também já se lançou ao mar, assiste à cena a curta distância: suspeita de Murdoch, apesar de não ter visto o rosto.

O passageiro Eugene Patrick Daly, 29 anos, 3ª Classe, que está no convés pronto para saltar, prestará um depoimento minucioso, sem identificar o suicida, antecipando a cena para momentos de grande tumulto, conseqüentes à invasão do convés dos barcos pelos homens da 3ª Classe. Do depoimento de Eugene Patrick Daly:
"Um oficial apontou o revólver, dizendo que, se alguém tentasse invadir o bote, dispararia. Vi o oficial matar dois homens que tentaram. Em seguida ouvi outro tiro e vi o oficial caído no convés."

Fica agora o mistério:
Qual Oficial? William Murdoch, Henry Wilde, James Moody?

Pois o corpo do oficial comissário-chefe Hugh McElroy, será resgatado, dias depois, sem ferimento de bala. Entre os oficiais sobreviventes, aparentemente, haverá um pacto de silêncio, que nunca será quebrado.

O engraçado é que todos os livros relatam ser Murdoch, e você, acredita que foi quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário